quarta-feira, 7 de março de 2012

MMA

 O MMA é um esporte como outros ou rinha humana?
"
Rinha humana”. Foi assim que o então senador republicano John McCain definiu o Ultimate Fighting Championship (UFC), maior campeonato de MMA (artes marciais mistas, o antigo “vale-tudo”) do mundo. Isto foi em 1996. Desde então, tanto o evento quanto o esporte — que combina modalidades de luta como o jiu-jítsu, boxe, karatê e wrestling — cresceram. As regras e cuidados com os lutadores, também. O nome “vale-tudo” caiu em desuso. Mas a morte de um lutador norte-americano após uma luta em 2010 reacendeu a polêmica: o MMA, afinal, pode ser considerado uma modalidade esportiva legítima? Ou é apenas barbárie?

     O tópico é polêmico. Para os 250 médicos canadenses que tentaram banir o MMA do país, a resposta é a segunda opção. A morte de Michael Kirkham – a segunda na história do MMA regulamentado – foi tida pelos críticos como a prova de que o esporte é perigoso demais para seus praticantes. Kirkham, que tinha 30 anos, sofreu uma hemorragia cerebral após sua primeira luta profissional e, dois dias depois, foi declarado morto. “O objetivo (do MMA) é ferir e incapacitar seu oponente”, declarou Victor Dirnfield, presidente da Associação Médica do Canadá.” Não deveríamos tolerar este suposto esporte em uma sociedade civilizada”.
Kirkham Vítima das barbáries do MMA

 Fica aí uma dúvida ,as leis são contra a rinha de galo,e é indiferente a esportes como o MMA,que incita a violência ,limita a vida de jovens ou elimina-o.
 Convenhamos que o esporte ele surge como meio para , exercícios físico ,mental,entretenimento....entre outras razões.Atualmente incentiva-se à todo público a pratica de exercícios, inclusive que nos  identifiquemos a um esporte, pois um dos grandes benefícios trazidos por ele é a saúde tanto física quanto psicológica, então ...não entendo porque apoiar um "esporte" que é o inverso de tudo isso ?

Você considera o MMA um esporte legítimo ou uma espécie de versão humana da rinha de galo? Justifique.


Um comentário:

  1. Muito bom você trazer essa discussão, confesso que não sabia desse lado da luta, na verdade não tenho muito conhecimento sobre esse esporte, mas aqui no Brasil nos ultimos anos, a luta ganhou muitos adeptos e ganhou muita visisbilidade na mídia nacional. Aqui no Brasil acho que nunca aconteceu nenhum caso de morte, mas vou pesquisar mais um pouco e depois coloco mais comentários!!

    ResponderExcluir