terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Redes Sociais

                                               
                                              Redes Sociais

           Que meio de comunicação você usou no último mês?
  1- Conversa                                                             
  2-Cara a cara                                            
  3-Telefone                 
  4-Mensagem de texto                                   
  5-Bate-papo por vídeo
  6- Carta ou cartão  
  7-E-mail        
  8-Mensagem instantânea                  
  9-Rede social

 
           Deixe sua(s) resposta(s)

                                    Conversa cara a cara:
  Vantagem:Possibilita perceber sutilezas nas expressões faciais ,no tom da voz e nos gestos.
Desvantagem:As duas partes precisam estar disponíveis para conversar.

                                       Carta ou cartão:

  Vantagem:Afetuoso personalizado.
Desvantagem:Leva tempo para escrevê-lo e dias para chegar ao destino.


           As redes sociais levam sempre vantagens em torno das demais opções demostradas acima.


                                              E-mail:

            Vantagem: pode ser escrito e enviado com rapidez.

           Desvantagem:Muitas vezes é um tanto impessoal ou fácil de ser mal- interpretado.
Aí entram em cena as redes sociais,consideradas por muitos como o melhor modo de manter contato com amigos e parentes.Existem centenas de redes sociais,e a mais popular-O face book -tem cerca de 800 milhões de usuários cadastrados. "Se o Face book fosse um país ",comentou a revista Time , "seria o terceiro maior do mundo,atrás apenas da china e da Índia".Mas o que são redes sociais,e porque se tornaram tão populares? 
     Uma  rede social é um site que permite aos usuários compartilhar informações com um grupo de amigos escolhidos por você.
"É um excelente modo de manter contato com  as pessoas".Mas qual é o problema em telefonar?"também é muito demorado,já que você precisaria telefonar para uma pessoa de cada vez,e algumas não estariam em casa ou disponíveis no mesmo instante que você.
 Nem sempre as conversas nas redes sociais são frívolas.Por exemplo,quando aconteceu o terremoto e o tsunami que devastaram partes do Japão em 11 de março de 2011-,muitos usam redes sociais para ver se  seus parentes e amigos estão bem.Vejam o caso de um garoto que americano que diz:"Os telefones ficaram fora de serviço após o tsunami no Japão.Um conhecido meu  me contou que havia mandado um e-mail para uma amiga nossa em Tóquio,mas ele não tinha recebido nenhuma resposta.
  Na mesma hora,peguei meu celular,acessei a internet e entrei na página dela em uma rede social.Imediatamente ,vi uma mensagem breve que ela havia postado dizendo que estava bem e que depois daria mais informações."

As redes sociais como acabamos de ler pode nos auxiliar e nos ajudar muito ,pois a mesma nos trás grandes benefícios mas já paramos para pensar e nos perguntarmos......

Como as redes sociais podem afetar a minha privacidade?
   Se não tomar cuidado você pode acabar revelando detalhes de mais por meio de seu perfil,suas fotos,suas atualizações de status( mensagens breves enviadas a todos de sua lista de amigos)e seus comentários(suas respostas às atualizações de status de outras pessoas).Esses detalhes podem revelar,por exemplo,onde você mora,quando está em casa,onde trabalha e onde estuda.Divulgar seu endereço e postar um comentário breve como "vamos viajar amanhã" pode ser tudo que um ladrão precisa para saber onde e quando agir.
Outros detalhes como seu e-mail data de nascimento e número  de telefone podem deixar você exposto a assédio,bullying e roubo de identidade.Muitas pessoas nem param para pensar quando divulgam essas informações em sua página.Elas costumam esquecer que qualquer informação colocada na rede é de domínio público mesmo que tenha selecionado a opção "somente amigos"para compartilhar suas atualizações de status,elas não têm controle sobre o que esses amigos vão fazer com as informações.É por isso que devemos encarar as informações postadas na rede social como algo de domínio público ou que pode ser facilmente tornado público.

                      Como as redes sociais afetam meu tempo?
Você pode acabar gastando tempo demais usando uma rede social,deixando coisas mais importantes de lado.Uma mulher chamada Kai disse:"Quanto mais contatos você tem ,mais tempo vai gastar nema rede social e mais viciado vai ficar".
                                 O que você pode fazer?
O tempo é algo que não podemos nos dar o luxo de desperdiçar.Então o que você acha de planejar como usá-lo,assim como faria com dinheiro?primeiro,escreva quanto tempo acha que seria razoável gastar numa rede social.Depois ,veja como se saiu durante um mês.Se você ultrapassou sua meta,faça ajustes onde necessário.
         A autora Nancy E. Willard ,salienta em seu livro sobre Perigos da internet ,que o uso excessivo de redes sociais pode estar relacionado a ansiedade e,estresse e baixa autoestima.Ela escreveu:"Muitos adolescentes se preocupam bastante com seu status social com base no nível de interação com amigos por meios eletrônicos,isso pode acabar estimulando o vício.
        Nunca deixe que as redes sociais -nem qualquer outra atividade on-line-interfiram na amizade que você deve manter com as pessoas de sua casa.Don Tapscott escreveu em seu livro A hora da Geração digital." Uma das ironias da internet é que ,embora facilite o contato quando familiares estão fisicamente distantes,ela também pode mantê-los afastados quando estão em casa".
        Dê uma olhada em sua página do ponto de vista de outra pessoa .Pergunte-se : É assim mesmo que quero ser visto pelos outros?se alguém visse as fotos que postei e mim descrevesse com base nelas o que provavelmente diria?"que sou provocante"?"Sensual"?" alguém que só pensa em cair na farra"?Será que é essa a impressão que quero causar,por exemplo,quando estiver procurando um emprego e o empregador olhar minha pagina? será que aquelas fotos realmente representam os meus valores?
   Quando a sua reputação está em jogo ,lembre-se das palavras do apóstolo Paulo:"Cada um colherá aquilo que tiver semeado".Gálatas 6:7,pastoral." A boa reputação vale mais que a prata e o ouro"-Provérbios 22:1.
    Não há dúvidas que você deve tomar cuidado com as amizades que faz numa rede social,a indicação é que aceite somente amigos que você já conhece fora das redes sociais,assim evita-se,problemas.











Essas e muitas outras informações é disponibilizada na cartilha de estudo das testemunhas de Jeová pela Despertai!www.watchtower.org






2 comentários:

  1. Muito interessante Gezi! Rede Social Adoro!
    Uma das polêmicas que mais adoro em discutir...
    Qual a sua importância em nossa vida? Porque milhares de pessoas usam as redes sociais ? Bom,são tantas perguntas....mas acredito na sua importância como veiculo de informação! As pessoas precisam saber como utilizar as redes para o bem social,principalmente os jovens! Este seu blog ajudará muitos a compreender o mundo das Redes Sociais e como elas afetam a nossa vida.

    Samaryna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Samy que gostou ,são informações,necessárias e de grande valia,pena que nem todos estão dispostos a adquiri-las.

      Excluir